Sucesso em equipe: livro fala sobre Centrais de Negócios

Publicação reúne histórias de sucesso de empresários que conseguiram reduzir custos e aumentar as vendas trabalhando em conjunto. O livro Centrais de Negócios mostra os bons resultados de parcerias em diversos setores, apoiadas pelo SEBRAE-MG. O lançamento da edição será em 29/9, em BH, durante o 2º Encontro Mineiro de Centrais de Negócios.

O livro é composto por 11 casos de Centrais de norte a sul do estado dos segmentos de farmácia, fruticultura, mineradora, café, material de construção, moda íntima, supermercado e indústria têxtil. As Centrais estão entre os 26 grupos apoiados pelo SEBRAE-MG, que recebem capacitação em gestão, finanças e vendas.

Apesar de ser nova no Brasil, a iniciativa vem ganhando adeptos em tempos de concorrência acirrada. Em 2005 eram 257 Centrais no país, hoje já existem 841 grupos. Desses 88 são Centrais mineiras, tornando Minas o terceiro maior estado em número de Centrais do Brasil, perdendo somente para o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Entre as vantagens do trabalho em conjunto está a ampliação de mercados e o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas. Os empresários podem fazer compras coletivas, vender, criar planos de marketing, treinar equipes, desenvolver marcas ou projetos de design, construir depósitos de distribuição e barganhar nas negociações

O resultado é a redução nos custos de compras de matéria-prima, maior prazo de pagamento, descontos, embalagens melhores, fretes, ampliação de mercado e oportunidade de competir com as grandes empresas.
Alguns exemplos:
:: Ampar I Mineradoras de Calcário
Seis mineradoras de calcário, em Pains, formam Central de Negócios e conseguem, em apenas 12 meses, uma economia de R$ 500 mil.
:: Agrifami I Produtores Rurais

Produtores rurais de Inhapim se organizam e, longe dos atravessadores, conseguem ganhos surpreendentes com a venda direta ao comércio.

:: Farmasul I Farmácia de Manipulação

Donos de farmácias de manipulação de Varginha e região descobrem que têm condições de competir com os gigantes das indústrias farmacêuticas.

2ª Encontro Mineiro de Central de Negócios e
Lançamento do livro Central de Negócios
29 de setembro, a partir das 13h
Hotel Ouro Minas ( Av. Cristiano Machado, 4001)
Belo Horizonte/MG


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.