Remasterizaram os besouros

O assunto dessa semana no meio musical é o lançamento de toda discografia dos Beatles remasterizada. É, dessa vez a EMI vai sair do vermelho e apesar da jogada de marketing acaba realizando um sonho dos beatlemaniacos. O interessante foi disponibilizar o download pelo Itunes. O lançamento foi feito nessa semana no mundo inteiro com os 13 CDs dos Beatles em edições especiais em estéreo e mono e ainda o game “Beatles Rock Band”. Essa banda realmente sobrevive aos tempos e não é raro ver até crianças de menos de 10 anos curtindo a música dos caras. Até CDs instrumentais para bebês com a música dos besouros as pessoas podem comprar ou ainda sucessos dos Beatles tocadas no cavaquinho. Como diria um apresentador da MTV: “Não é totalmente excelente?!”.
Estou aqui curioso para saber que brilho todo foi esse dado nas remasterizações e claro querendo ouvir minhas preferidas: While My Guitar Gently Weeps, The Fool On The Hill, Something e Yesterday.
O site norte-americano Pitchfork fez uma análise da diferença entre o som dos primeiros CDs lançados na década de 80 e o som dos relançamentos. Na verdade, a equipe de engenheiros de som do estúdio Abbey Road procurou manter toda autenticidade das gravações originais. Segundo alguns músicos que já ouviram as remasterizações, o baixo de Paul McCartney, por exemplo, está mais encorpado, as vozes têm mais brilho e a bateria de Ringo Star pode ser ouvida com muito mais peso.
No mês de julho desse ano a banda Rolling Stones teve sua discografia totalmente remasterizada e relançada em CD. Clássicos como “Sticky Fingers”, de 1971, “It´s Only Rock and Roll”, de 1974, e “Some Girls”, de 1978, foram relançados mas não com a força recente dos Beatles. O mais estranho é saber que somente o Paul está aí para ver essa força. Outra coisa, continuam entre os maiores vendedores de discos no mês de agosto deste ano os cantores Michael Jackson e Elvis Presley.

Eduardo de Souza é jornalista, cantor, compositor e fã dos besouros.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.