Pacto para a Sustentabilidade será lançado em BH

Na próxima semana a capital será sede do Sustentar 2009 – Fórum Internacional pela Responsabilidade Socioambiental e o Turismo Sustentável. Durante o evento serão propostas metas e compromissos para promover a sustentabilidade em diversos setores.
Dos dias 9 a 11 de setembro, acontece em Belo Horizonte o Sustentar 2009 – 2º Fórum Internacional pela Responsabilidade Socioambiental e o Turismo Sustentável. Considerado um dos mais representativos eventos sobre sustentabilidade, o Sustentar irá reunir, no Minascentro, especialistas, executivos, lideranças e autoridades ambientais do país e exterior para debater o tema e propor soluções. Durante a cerimônia de abertura, entidades civis, empresas, governo e toda sociedade brasileira serão convidados a assinar o “Pacto para a Sustentabilidade”, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para que haja uma mudança comportamental, e que sejam adotadas, urgentemente, ações e práticas sustentáveis. As sugestões são desde atitudes simples como reduzir o lixo, economizar energia e acabar com o desperdício de água, até o uso de energias alternativas, reflorestamento e criação de novas reservas naturais. O pacto será disponibilizado a todos os interessados a assumir esse compromisso em defesa do futuro.
Alguns nomes já estão confirmados para a abertura, como o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o Presidente do Ibama, Roberto Messias Franco; a Secretária de Turismo de Minas Gerais Érica Drumond e o Deputado Federal Fernando Gabeira.

Sustentar 2009

Este ano o tema do Sustentar 2009 é “Desenvolvimento Sustentável: caminhos e cenários à nossa escolha”, debatidos por meio de seminários, cursos, workshops, encontros técnicos, fóruns e balcão de negócios. A partir da troca de experiências e apresentações de diferentes cases, serão conhecidas as ações de empresas de diversos setores como a Petrobrás, Cemig, Arcelor Mittal, Fundação Dom Cabral, Alpargatas, dentre outras. A idéia é que esses modelos de negócios sustentáveis sirvam de exemplos e alternativas para outras empresas.
O evento terá a participação de convidados internacionais como o cientista ambiental Jeremy Robertson, da Universidade de Flinders, na Austrália, e o ecólogo americano Douglas B. Trent. Ambos trabalham com o turismo sustentável e defende a idéia que através do ecoturismo é possível gerar renda e desenvolver comunidades. Jeremy dirige um dos mais respeitados cursos de ecoturismo do mundo e recentemente foi eleito o melhor palestrante do seu país. Juntamente com Douglas, ele trabalhou em projetos no Brasil, como na criação da Reserva Ecológica do Jaguar, no Pantanal. Outros nomes confirmados são do francês François Becher, coordenador da Iniciativa Ambiental da Brahma Kumaris e representante da Conferência das Nações Unidas do Comitê de Mudanças Climáticas, e o italiano Lionello Punzo, da Universidade de Siena, na Itália.
Algumas atividades como “Seminário Educação para uma sociedade Sustentável”, “Fórum Cidade Históricas de Minas e o Turismo Sustentável” e o “Diálogo Brasil Sustentável”, são gratuitas e abertas ao público. Outro atrativo é o 2º Salão de Tecnologias, Produtos e Serviços Socioambientais, que acontece simultaneamente ao evento. Uma das participantes é a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, que apresentará serviços e atrações de diferentes regiões do estado. Serão oferecidas oficinas e atividades gratuitas para o público conhecer e aprender as peculiaridades do interior do estado.

Mais informações e inscrições através do site www.sustentar.net, ou pelo telefone (31) 2515-3382.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.