Companhia de dança do Congo se apresenta em Belo Horizonte

Apresentações da companhia de dança contemporânea do Congo integram as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil

O Ano da França no Brasil traz a Belo Horizonte os Studios Kabako, grupo de dança contemporânea da República Democrática do Congo. A companhia apresenta no dia 26 de setembro, às 19h, os espetáculos “Na Tempo” e “Parlamento de Pé”, no espaço 104, com entrada livre. Os Studios Kabako têm o apoio da Direção Regional de Assuntos Culturais (DRAC) de Ile-de-France e do Ministério da Cultura e Comunicação francês.

“O Ano da França no Brasil desejava trazer ao País manifestações culturais que demonstrassem toda a diversidade da França. Os Studios Kabako são um exemplo da França mestiça, das trocas com a África, tão conhecidas no Brasil”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
Os dois espetáculos têm coreografia de Papy Ebotani. “Na Tempo”, sua primeira criação, é um solo de 17 minutos. O espetáculo já foi apresentado na França, Alemanha e na Bélgica. Já “Parlamento de Pé” é uma peça para um dançarino e dez figurantes, que foram recrutados localmente. A obra já foi exibida em Kinshasa, Brazzaville, Bruxelas e na Ilha da Reunião.
Os Studios Kabako foram fundados em 2001 pelo coreógrafo Faustin Linyekula. A companhia é uma estrutura para a dança e o teatro visual, local de formação, de trocas e de criação em Kinshasa. Os Studios Kabako produzem e acompanham o início das atividades coreográficas de diversos artistas congoleses, como Madrice Imbujo e Djodjo Kazadi, além de Faustin Linyekula e Papy Ebotani.
O evento tem o patrocínio de Paco Pigalle, com o apoio da Républica Francesa, produção da CulturesFrance e realização da Aliança Francesa e Centro e Quatro.

Serviço
“Na Tempo” e “Parlamento de Pé”
Data: 26 de setembro, às 19h
Local: 104 – Praça Rui Barbosa – Belo Horizonte
Entrada livre


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.