São Paulo terá série de 100 palestras sobre inovação

Inovação, no mundo corporativo, corresponde à introdução de um novo produto (ou serviço) no mercado, ou um novo processo, industrial ou gerencial. William Lever e seus irmãos, no século XIX, inovaram o modo de vender produtos de higiene pessoal ao apresentarem a seus clientes, pela primeira vez, um sabonete com marca e embalagem em tamanho padrão. Outro inovador foi Henry Ford, que, no início do século XX, mudou totalmente a forma de produção industrial ao inaugurar o modelo de linha de produção, para fabricar em maior quantidade e menor tempo seu modelo Ford T. A inovação, no entanto, não é algo que se restringe às grandes corporações. “Ela também é importante para as pequenas empresas, que precisam se destacar dos concorrentes e sobressair no mercado”, diz Cristiane Rebelato, gerente do Sebrae/SP.
Com o objetivo de sensibilizar donos de micro e pequenos negócios sobre inovação, o Sebrae/SP vai realizar 100 workshops com o tema ‘Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação?’ durante 2009. Na hoje (19), às 19h, será apresentada a primeira palestra para os empresários de Guarulhos, na Grande São Paulo.
“A inovação é uma competência que pode ser desenvolvida em qualquer tipo de empresa de qualquer segmento. Para que seja fonte sustentável de geração de valor, no entanto, deve estar alinhada com os objetivos de longo prazo da empresa”, explica Sheyla Maciel dos Santos, gestora do projeto no Escritório Regional Guarulhos do Sebrae/SP. O workshops serão realizados pelo Sebrae/SP em parceria com a Anpei (Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras). Além da palestra, haverá a apresentação de dois casos de sucesso de empresários que apostaram na inovação e um debate final para troca de informações e esclarecimento das dúvidas.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.