Recado para quem tem filhos…

Todo ano 17 milhões de jovens ficam fora do ensino superior, mas para aqueles que chegam à faculdade, cada ano de estudo pode representar 15% de aumento no salário.

Dados do Ministério da Educação e da UNESCO revelam que por ano cerca de 17 milhões de jovens ficam fora do ensino superior. De um lado está a baixa capacidade do Governo na oferta de vagas, aproximadamente 1,5 milhão, do outro lado está a incapacidade das famílias em arcar com os custos da universidade particular. A campanha Futuro Garantido vai debater o assunto nas escolas infantis de Pouso Alegre durante o mês de agosto, mostrando que sem o devido planejamento financeiro familiar não há como garantir a chance do ensino superior aos filhos.
Mesmo com o investimento que o Governo Federal vem fazendo para ampliar o acesso ao ensino superior a demanda é incrivelmente maior. O Brasil tem hoje um contingente de 4,9 milhões de universitários, e incluindo o ensino à distancia, modalidade que vem crescendo bastante, o percentual de cobertura chega a 12% dos jovens em idade de cursar a faculdade, revela o Censo do Ensino Superior de 2008.
Com base nisto as faculdades particulares vem registrando ano a ano um forte crescimento tanto em abertura de cursos quanto de vagas e hoje já respondem por 3 milhões e 700 mil vagas, enquanto as universidades públicas federais, estaduais e municipais ofertam 1 milhão 250 mil, de acordo com números do MEC. Estes números colocam o curso privado muito mais próximo da realidade do estudante brasileiro, com um agravante, alguns cursos são oferecidos exclusivamente em estabelecimentos particulares.
Na tentativa de minimizar esta realidade, o Governo federal vem investindo nos programas de bolsa e financiamento estudantil, mas apenas 6,9% dos jovens são beneficiados, segundo estudo do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo.
Programa Pioneiro fala do planejamento – A partir da próxima semana e durante todo o mês de agosto, a Uniplanos Corretora e Consultoria em Seguros em parceria com a Sul América e as escolas infantis de Pouso Alegre, no Sul de Minas, vão discutir a importância do planejamento da educação dos filhos e como pais podem garantir este futuro.
O evento vai levar atividades lúdicas tanto para crianças quanto para as famílias. Os pequenos vão trabalhar o conceito de poupar através da contação de histórias. “As crianças conseguem se divertir e guardar os conceitos trabalhados”, conta a professora e contadora de histórias, Cláudia Pereira.
A seqüência da atividade é uma discussão com a família onde várias estatísticas dão embasamento ao conceito de se planejar financeiramente e são mostradas algumas formas de se fazer isto. Com toda certeza, o projeto vai movimentar as escolas em agosto.

Mais informações no site da Uniplanos Consultoria em Benefícios.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.