Qual a música ideal para cada cerveja? Este blog ajuda escolher

Blog de clube de cervejeiros tem 7 mil acessos por mês e além de novidades e curiosidades sobre o pão líquido tem conquistado seguidores com ideias como o Harmonizasom, que sugere qual a melhor música para cada cerveja.

Muito mais do que louras geladas: com gosto comum por cervejas especiais, mais encorpadas, saborosas e aromáticas do que as pilsen normalmente consumidas no Brasil, quatro amigos de Curitiba começaram a se reunir para degustar cervejas que não tivessem um forte apelo comercial e descobrir novos sabores. O que começou como uma brincadeira foi evoluindo e no ano passado virou o Clubier, clube dos cervejeiros, que passou a fabricar sua própria cerveja, organizar viagens para degustação e dividir suas experiências através de um blog (http://www.clubier.com.br/). Com mais de 500 rótulos degustados e ideias divertidas como o HarmonizaSOM, que propõe a combinação ideal de música e cerveja, o blog cresceu rapidamente e já conta com 7 mil acessos por mês, atraindo anunciantes espontaneamente.
O grupo de amigos fundadores do Clubier é formado por três publicitários: Sulivan de Paula Cruz, Emerson Alano Júnior e Emerson Mendes Ferreira – e um empresário, Paulo Vieira Filho, o que explica o nome bem escolhido e a vocação para virar um bom negócio, ainda que tenha nascido sem essa pretensão. Mas como aconteceu há alguns anos com os vinhos de qualidade, que conquistaram uma legião de apreciadores no Brasil, hoje as chamadas cervejas especiais estão despertando o interesse dos brasileiros. E nesse contexto, o Clubier está virando um ponto de encontro e troca de experiências.
No blog, os visitantes podem conferir novidades e curiosidades do mundo da cerveja, conhecer novos rótulos e enviar as suas experiências. Mas o destaque é o HarmonizaSOM, ou harmonização de cerveja com música. “Como sempre degustamos cervejas escutando música, surgiu a ideia do HarmonizaSOM, posts que indicam qual a melhor cerveja para determinada música. Visitantes de todo o Brasil, inclusive cervejarias, estão participando ativamente, e além de mais de 60 posts já publicados temos muitos outros aguardando para entrarem no ar” comenta Sulivan Cruz, que coordena as publicações. Desde junho, o Clubier também pode ser seguido no Twitter: http://twitter.com/clubier.
Outra iniciativa do Clubier para troca de conhecimentos é a realização de cursos. O primeiro aconteceu no dia 27 de junho, em colaboração com o mestre cervejeiro Leonardo Boto, vencedor do I Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn com a cerveja Dama do Lago e a AcervA Paranaense. Realizado na Cervejaria Bode Brown, em Curitiba, o curso de fabricação de cerveja artesanal atraiu mais de 30 participantes.
O Clubier também faz sua própria cerveja, a Clubier Einzeln, uma IPA (Indian Pale Ale) feita com quatro tipos de malte e dois tipos de lúpulo. Por enquanto consumida entre amigos, no futuro deve chegar a bares e casas especializadas. Além disso, o clube se prepara para lançar outros produtos com a sua marca. Entre um gole e outro, esse papo de boteco vai longe…

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.