Mostra de Cinema em BH e Ouro Preto neste final de semana

Um panorama da produção cinematográfica contemporânea da África, Caribe e Brasil será exibido em Belo Horizonte e Ouro Preto entre hoje (21) e 30 de agosto, durante a V Mostra Imagem dos Povos. Os filmes selecionados foram todos coproduzidos com a França e o evento integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil. A mostra será realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte de 21 a 27 de agosto, e no Cine Vila Rica, em Ouro Preto de 28 a 30 de agosto, e contará com a presença de atores e diretores.
“O apoio da França ao desenvolvimento do cinema na África, Caribe e Brasil é importantíssimo. Na Mostra Imagem dos Povos, todos os filmes foram realizados com apoio de fundos franceses de fomento ao audiovisual. Os atores e diretores virão a Belo Horizonte para apresentar seus filmes, em uma grande oportunidade de intercâmbio com o público brasileiro”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
A maioria dos filmes da mostra é inédita e serão exibidos pela primeira vez no País. A exibição está dividida em quatro programas: Imagens da África, Imagens do Caribe, Imagens do Brasil e Imagens de Minas. A curadoria da mostra é dos brasileiros Adyr Assunção e Tâmara Braga, do cineasta de Burkina Faso Guy-Désiré Yaméogo e da equatoriana Maria Belén Moncayo.
A mostra ocorre apenas um mês depois do Seminário Internacional Imagem dos Povos, que foi realizado em Belo Horizonte entre os dias 15 e 17 de julho. O evento promoveu o encontro entre diretores e produtores brasileiros e representantes de fundos franceses de financiamento e apoio ao audiovisual, para a apresentação de possibilidades de coprodução entre os dois países.
Essa parceria entre a França e o Brasil é significativa para o cinema nacional e já trouxe resultados. “Joanna Francesa”, por exemplo, foi dirigido por Cacá Diegues e estrelado por Jeanne Moreau, em um modelo de coprodução com a utilização de recursos franceses. Já filmes como “Central do Brasil”, de Walter Salles, “Madame Satã”, de Karim Ainouz, e “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele, também foram realizados em parceria com fundos franceses de financiamento.
A mostra é uma realização de T’ai Criação e Produção, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Usiminas, V&M do Brasil, Cemig e Governo de Minas Gerais, com apoio da Embaixada da França no Brasil, Associação Pró-Cultura Palácio das Artes (APPA) e do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura.

Serviço:
V Mostra Imagem dos Povos
De 21 a 27 de agosto
Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
R. Afonso Pena 1537 – Belo Horizonte

De 28 a 30 de agosto
Cine Vila Rica
Rua São José – Ouro Preto


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.