Monetização de Blogs: um novo momento?

Imagine um executivo entrando numa loja de roupas para comprar um terno especialmente para o evento da empresa. De repente, um vendedor se aproxima e pergunta se pode ajudar, o cliente se assusta e não consegue dizer o que está querendo. O motivo? O atendente está vestindo uma bermuda colorida, usa tênis, camiseta e exibe uma bela tatuagem tribal, o alargador na orelha é o detalhe que completa o quadro.
No mesmo instante, em outra parte da cidade, um garoto entra numa loja de produtos para skatistas desejando um tênis para o final de semana. Por sua vez, é atendido por um senhor vestido com um belo terno e gravata. Resultado? O garoto cai na risada e não acredita que o vendedor é funcionário da loja.
Os exemplos acima são fáceis de entender e mostram um erro básico na comunicação entre empresa e publico consumidor. Quando falamos em Comunicação podemos englobar tudo, as roupas dos funcionários, a música ambiente, o nome da loja e até mesmo o local onde ela fica. Agora vamos imaginar que o seu blog é a loja, para saber que tipo de vendedor deverá contratar, qual uniforme deve vestir e que produto oferecer, você primeiro precisa conhecer seu público consumidor.
É um grande erro imaginar que todo mundo recebe todo mundo. A Folha de S. Paulo e o Estadão são jornais, da mesma cidade, usam o mesmo tipo de papel e impressões muito semelhantes, mas falam para pessoas diferentes e por isto mesmo trazem publicidades diferentes. Isto significa entender o público alvo, conhecer o seu público.
Muito se fala entre blogueiros, sobre atrair os investimentos em marketing que são empregados nas mídias tradicionais. Já é publico e notório que os jornais e revistas impressos, a TV e outros veículos vem perdendo espectadores para a internet, principalmente. Então porque continuam abocanhando a maior fatia destas verbas publicitárias? Porque passaram anos investindo em pesquisas para conhecer muito de seu público alvo, sabem dizer qual a idade, nível de escolaridade, onde mora, onde come, quantas viagens faz ao exterior por ano, quanto gasta com o celular por mês, etc. São estes números que as agências e empresas anunciantes desejam saber.
Para eles o Page Rank diz muito pouco, não mostra se aquele blog é freqüentado pelo skatista ou pelo executivo. Esta semana, a Juliana Sardinha do Dicas Blogger mostrou mais uma vez que está antenada e sacou rápido atualizando sua pesquisa de público. Para muitos é uma bobagem, perda tempo, trabalho inútil, para ela é algo estratégico, que vai ajudar na sintonia fina entre conteúdo e leitores, mas principalmente justificar seu blog como um bom canal de investimento publicitário.
A iniciativa dela é show e faz parte de um conjunto de ações que tenho percebido nas mídias sociais na tentativa de amadurecer, profissionalizar e gerar oportunidades para o mercado. Sei que ela fica muito brava quando alguém copia o conteúdo do Dicas, mas tenho certeza de que vai ficar muito contente em saber que a idéia da pesquisa foi copiada por outros blogueiros. Então, mãos à obra, vá conhecer seu público e tenha os números na ponta da língua quando falar com um potencial anunciante.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.