Faça as malas: “Woodstock mineira” em setembro!

Por essa nem eu esperava e os amantes da boa música não poderão perder de jeito nenhum. Entre os dias 10 e 13 de setembro, a pequena cidade de Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, será palco da primeira edição do Festival Música do Mundo. O evento homenageia dois filhos ilustres da cidade, Milton Nascimento e Wagner Tiso, em uma maratona que reúne bambas da música brasileira e estrangeira, como o ex-vocalista do Yes, Jon Anderson.
Em turnê européia, Jon Anderson mandou mensagem confirmando presença no novo festival, não poupando elogios a Milton Nascimento. “O anjo da voz, a voz de um anjo, Brasil. Sim, Milton é o maior cantor da minha vida. Ele é um dos mais belos cantores. Eu o encontrei há 15 anos, quando estava morando em Big Bear, perto de Los Angeles. Ele chegou lá e começou a cantar para mim. Soou como Mozart. É sempre muito bonito vê-lo. Há uma energia especial”, resumiu o vocalista do Yes.
A presença dos filhos ilustres parece ter sido o gancho que faltava para a reedição do lendário festival de música que ficou conhecido como o Woodstock mineiro. Agora, Toninho Horta, Ivan Lins, Jorge Vercilo, Tom Zé, Ricardo Herz, Didier Lockwood, Wilson Sideral e toda a turma que ficou conhecida como Clube da Esquina vão reviver aquela histórica tarde-noite-madrugada de 30 e 31 de julho de 1977, que conseguiu levar milhares de pessoas para o meio do pasto da Fazenda Paraíso.
Na época, se apresentaram para o delírio da platéia formada de três-pontanos e forasteiros de toda parte: Milton Nascimento, Chico Buarque, Fafá de Belém, Clementina de Jesus, Francis Hime, Gonzaguinha, grupo Azimuth e outros convidados. Segundo Milton as pessoas chegaram numa boa, sem cobrar nada, e cantaram em um dos morros mais bonitos da cidade.
Criado na antiga casa da família, na Rua José Bonifácio, no Centro de Três Pontas, que hoje faz vizinhança com a Praça Travessia, Milton faz questão de se hospedar na residência onde ainda vive o pai, Josino Campos, perto de completar 90 anos. Segundo amigos, ele também não mudou os hábitos. Usa até hoje o mesmo quarto de sua casa de infância.
Além dos shows, que são o ponto alto, o festival tem exposições, mesas redondas e oficinas em todos os dias e em vários locais.
Meu Deus! Isso vai ser uma oportunidade única. Não perca e aproveite para respirar um pouco desse ar privilegiado e musical das “minhas gerais”.

FESTIVAL MÚSICA DO MUNDO
• Dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, em vários pontos da cidade de Três Pontas, no Sul de Minas
• Programação e informações: www.festivalmusicadomundo.com.br.
(O festival de Woodstock, que reuniu mais de 300 mil pessoas na maior manifestação do movimento hippie já vista, celebra em agosto 40 anos.Mas isso já é outra história…)

Eduardo de Souza é jornalista, cantor, compositor e já está de malas prontas para o Festival.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.