Exposição em SP reúne figurinos de Lacroix para operas e balés

Os figurinos que o estilista francês Christian Lacroix desenhou para óperas, balés e peças vêm para São Paulo e serão reunidos na exposição “Christian Lacroix – Trajes de Cena”, que integra as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil. A mostra é o resultado da parceria com o Centre National du Costume de Scène (CNCS), em Moulins, na França. A mostra será aberta no dia 23 de agosto para convidados e no dia seguinte para o público no Museu de Arte Brasileira da FAAP, e fica em cartaz até 1º de novembro.
“A exposição de Lacroix é um dos pontos altos do calendário de moda do Ano da França no Brasil. Na mostra, o público poderá conferir trajes e desenhos que o grande estilista elaborou para serem vestidos não nas ruas ou nas passarelas, mas em cima do palco”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
“Christian Lacroix – Trajes de Cena” apresentará cerca de 100 trajes e 80 desenhos originais de Lacroix. Sob a curadoria de Delphine Pinasa, diretora adjunta do CNCS, a mostra traz criações do estilista para óperas, balés e peças, como “Fedra”, de Racine, para a Comédie-Française, Paris, 1995, pela qual ele recebeu seu primeiro Molière; “Cosi fan tutte”, de Mozart, para Théâtre de La Monnaie, Bruxelas, 2006; “Carmen”, de Bizet, criada para Arène de Nîmes, 1989; e “Sherazade”, balé de Blanca Li, para a Opéra National de Paris, 2001. A exposição conta também com croquis e vídeos.
A mostra foi idealizada para o CNCS pelo próprio estilista em 2007, que atuou como curador de duas exposições para as comemorações de 20 anos da sua maison. Uma foi “Christian Lacroix – Trajes de Cena” e a outra, “Christian Lacroix, Histoires de Mode”, realizada no Musée des Arts Décoratifs, em Paris. O Centre National du Costume de Scène (CNCS) é presidido por Lacroix e foi inaugurado em 2006 para ser o primeiro centro de conservação no mundo de patrimônio material dos teatros.
A exposição é realizada pelo Museu de Arte Brasileira da FAAP e pelo Centre National du Costume de Scène (CNCS), com patrocínio da Avon.

Serviço:
“Christian Lacroix – Trajes de Cena”
De 24 de agosto a 1º de novembro de 2009
Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP
Museu de Arte Brasileira – MAB
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo
De terças a sextas das 10h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados das 13h00 às 17h00
Entrada franca

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.