Construa sua rede de relacionamento

Você já tem sua rede de relacionamento? Não, então você precisa aperfeiçoar sua capacidade de estabelecer sua rede, a chamada network. Não há segredo em conhecer gente nova. Seminários, conferências e feiras são ótimas oportunidades para travar novos conhecimentos. Aproveite essas ocasiões para se apresentar, mencionar onde você trabalha e deixe o papo fluir.
É importante se comportar de forma natural, suspiros constantes e um tom de voz enfadonho são reveladores, as pessoas logo percebem que você está fingindo um entusiasmo que não existe. Evite ficar olhando para os lados constantemente enquanto conversa com alguém, a impressão que fica que você não dá a mínima para o que está falando. O importante é focar sua energia na curiosidade para aprender alguma coisa das pessoas a cada encontro. Afinal, todo mundo tem algo a passar.
Quebre o gelo na conversa, pergunte: – O que achou da palestra? Pedir a opinião dos outros ajuda a quebrar o gelo e ficando assim inevitavelmente mais receptivos. Evite fazer perguntas seguidas, pois não é um interrogatório e as pessoas se sentem pressionadas.
Outra técnica eficiente é comentar coisas interessantes que você aprendeu com alguém. Se a outra pessoa mencionar alguma conquista pessoal, como uma promoção, mudança de cargo ou instalações mais confortáveis, congratule-a. E para agradar ainda mais, pergunte sobre suas vitórias recentes.
Seja positivo: Quando encontrar um estranho, mantenha a conversa em torno de assuntos seguros e não polêmicos, evite fazer reclamações e críticas na conversa.
Pense duas vezes antes de responder: Se você precisar de tempo para encontrar uma resposta, ou se a pergunta o deixou embaraçado, repita a pergunta com outras palavras. Isto permite que a outra pessoa reelabore a questão, dando tempo para você preparar a resposta mais diplomática possível.
Saiba com quem você vai se encontrar: Reveja a lista de convidados para evitar surpresa. É importante saber se aquela pessoa influente que você quer conhecer estará presente e em seguida planeje a melhor forma de aproximação.
Veja algumas dicas para construir um bom networking:
• Comece por pessoas conhecidas, como os colegas da faculdade, curso e etc;
• Freqüente ambientes públicos;
• Sentar do lado de um headhunter é um bom passo.
• Evite no primeiro encontro pedir um favor, isso pode causar mal impressão de sua parte.
Lembre-se, a oportunidade para aperfeiçoar seu network pode estar mais perto do que você possa imaginar, comece com seu colega do lado.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.