Moveleiros se unem e promovem grande ação de marketing para conquistar lojistas

Lounges com móveis confortáveis e telões exibindo grandes clássicos do cinema. Ao redor, carrinhos de pipoca, máquinas de café, chocolate quente, capuccino, rodadas de espumante e trufas e a presença constante de covers de artistas famosos, como Marilyn Monroe, Sean Connery, O Máskara, entre outros.
Vale tudo para enfrentar a crise. A 2ª edição da feira ABIMAD – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração pretende com esses e outros atrativos retomar o crescimento depois da crise.
No dia 29 de julho, um dia antes da abertura oficial do evento, ABIMAD e Apex-Brasil promovem a Rodada Internacional de Negócios, encontro entre clientes estrangeiros e produtores associados com vistas à comercialização de produtos made in Brazil. Os participantes deste ano são em sua maioria originários de países das américas latina e central (Bolívia, Chile, Equador, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Colômbia). Estados Unidos, principal comprador até 2008, terá presença reduzida nesta edição.

Números
Em fevereiro último, a Rodada de Negócios gerou um volume total de US$ 2.516.000,00 em vendas, com projeções de US$ 12.915.000,00 em negócios gerados em decorrência dos contatos realizados no encontro. Para esta edição estão confirmados 61 participantes – 24 importadores e 37 exportadores – que trabalham com perspectivas de forte movimentação.

A Butzke, fabricante de móveis para o lazer da América Latina e um dos expositores, que obtém metade de seu faturamento das exportações, sentiu na pele os efeitos da crise e viu suas vendas para o Exterior despencarem 60% nos primeiro cinco meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Para este segundo semestre adotou medidas emergenciais e já começa a auferir resultados positivos, com a retomada das exportações e com o crescimento do mercado interno.
“As exportações neste mês devem ficar apenas 10% abaixo do resultado atingido em junho de 2008”, prevê Michel Otte, diretor da empresa, lembrando que em janeiro as exportações da Butzke alcançaram seu pior desempenho desde o início da crise, com queda de 70%.

Qualidade e design
Paulo Allemand, presidente da ABIMAD, aponta o design, aliado à alta qualidade em materiais de estrutura e acabamento como os principais diferenciais dos móveis brasileiros no mercado internacional. “O Brasil vem se destacando na área e o mercado mundial já detectou essa presença. Muitos designers brasileiros recebem premiações importantes lá fora e isso também incentiva o setor. As feiras ABIMAD cumprem seu papel na divulgação e consolidação de produtos e fronteiras conquistadas”. E complementa: “A crise global também repercutiu no nosso segmento, mas não existe estagnação, muito pelo contrário. Os fabricantes continuam investindo em pesquisa e desenvolvimento, os lojistas continuam buscando novidades para oferecer a seus clientes e a roda continua girando. Os indicadores econômicos apontam para um abrandamento da crise no médio prazo, e mostram um Brasil maduro para enfrentar essas turbulências. O importante é não parar – até porque precisamos estar prontos e aquecidos para o momento da retomada”.

A edição de agosto trará 70 expositores que ocuparão o Centro de Exposições Imigrantes, brindando seus visitantes – apenas credenciados – com performances e regalos relacionados ao tema “ABIMAD é coisa de cinema”.

SERVIÇO
ABIMAD – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração
Data: 30 de julho a 02 de agosto de 2009
Horário: 10 às 19h
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia Imigrantes, km 1,5 – São Paulo / SP


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.