Bayer abre inscrições do programa Jovens Embaixadores Ambientais 2009

As inscrições da 6ª edição do programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, mais conhecido como BYEE, sigla em inglês para Bayer Young Environmental Envoy (www.byeebrasil.com.br), estão abertas. A iniciativa é um dos mais importantes projetos mundiais de responsabilidade social da Bayer em prol da juventude e do meio ambiente.
O programa é realizado em 19 países em todo o mundo e incentiva a produção científica e a adoção de ações socioambientais entre jovens de 18 a 25 anos, oferecendo como prêmio uma viagem à Alemanha. Na ocasião, os ganhadores terão a chance de participar de um intercâmbio técnico-cultural com os vencedores de todos os outros países participantes.
Os objetivos do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais são:
:: Incentivar o desenvolvimento de projetos que privilegiem o desenvolvimento sustentável em nível local;
:: Identificar lideranças jovens de 18 a 25 anos nas áreas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável;
:: Promover o intercâmbio e a troca de experiências sobre questões ambientais;
:: Estabelecer entre os jovens uma rede de contatos para facilitar a troca de informações e pontos de vista sobre questões ambientais;
:: Oferecer oportunidades para que os participantes tenham acesso a inovações tecnológicas, práticas e estilos de vida sustentável.
Anualmente, são escolhidos quatro projetos nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável no Brasil. O júri é composto por especialistas em meio ambiente, como jornalistas, representantes de universidades e Organizações Não Governamentais (ONGs).
“Parte de uma parceria mundial, firmada em 2004, entre o Grupo Bayer e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o programa tem papel relevante no desenvolvimento da sensibilidade na elaboração de ações e atitudes que reforcem a consciência socioambiental global”, explica Arturo Rodriguez, Consultor de Responsabilidade Social da empresa.
Criado na Tailândia, em 1998, o BYEE inicialmente contemplava apenas participantes das Filipinas e de Cingapura. Em 2002, o programa foi estendido para a Índia; em 2003, para a China; e, em 2004, para Brasil, Colômbia, Coréia, Equador, Indonésia, Polônia e Venezuela. Peru e Quênia aderiram ao Programa em 2005; Vietnã e Malásia, em 2006, e Turquia, em 2007. A África do Sul participou pela primeira vez em 2008 e, neste ano, o BYEE conta também com a adesão do Chile.
Até 2008, o programa já beneficiou quase 400 jovens em todo o mundo, sendo 20 deles no Brasil. Os trabalhos vencedores no País já abordaram diferentes temas dentro de um grande universo. Entre eles: design de mobiliário escolar com madeira plástica, utilização de pavimentos ecológicos em grandes cidades e descarte consciente de medicamentos. As inscrições vão até o dia 21 de agosto.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.