As 5 melhores músicas do ano

Estava há pouco analisando uma lista das melhores músicas do século 20. Do Brasil só aparece a eterna “Garota de Ipanema” de Tom e Vinícius. Segundo essa lista da Indústria Fonográfica dos EUA, “Over the Rainbow”, interpretada por Judy Garland em “O Mágico de Oz”, ficou em primeiro lugar. O segundo lugar do ranking compilado e publicado pela Indústria Fonográfica e Fundação Nacional das Artes dos Estados Unidos, está “White Christmas” de Bing Crosby. Afinal de contas essa canção virou hino de Natal até onde não há neve e renas puxando trenó.
O americano Woody Guthrie, “This Land Is Your Land”, ocupa o terceiro lugar; “Respect”, da americana Aretha Franklin está em quarto e a festiva “Take Me Out to the Ball Game”, de Billy Murray, está na sexta colocação, seguida por “West Side Story”, composta por Leonard Bernstein. Também estão na lista das melhores músicas do século 20 a canção “Satisfaction”, dos Rolling Stones (16º), e “Light my fire”, do grupo The Doors (52º).
Essa lista publicada na Internet (www.riaa.com) tem como objetivo contribuir para desenvolver o gosto musical entre os alunos de escolas públicas. Aliás, podemos nesse ano para aumentar a cultura tupiniquim fazer a lista das 5 melhores músicas do ano começando é claro pelo hit “Você Não Vale Nada Mais Eu Gosto de Você” do grupo Calcinha Preta, seguida da canção “Solteira Sim, Sozinha Nunca” da Mulher Melancia, no mesmo segmento “Agora eu tô solteira” da Gaiola das Popozudas. Para completar a lista “Você não vale um real” do grupo brega setanejo Tradição e “Se eu to bebendo a culpa é sua” da dupla Guilherme e Santiago. É, estamos indo muito bem, seguindo a tradição do É o tchan (amarra o tchan), do grupo Molejo (O pinto do meu pai saiu com a galinha da vizinha) e aquele que encontrou a barata na cama. Meu Deus! Mas não esquenta não, neste ano ainda vão aparecer várias pérolas da MPB nos programas dominicais das nossas grandes empresas de comunicação para adicionarmos à lista.

Eduardo de Souza é jornalista, cantor, compositor e não desiste nunca…


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.