Oportunidade de negócios com o Panamá

Na próxima segunda-feira será inaugurada a Câmara de Comércio Brasil Panamá, cujo principal objetivo é estreitar a cooperação econômica entre os dois países e atrair investidores e turistas ao país do canal.
As exportações brasileiras para o Panamá foram de ordem de US$ 380 milhões em 2007, com os manufaturados representando cerca de 97% das vendas totais do Brasil. Os aviões tiveram um peso relevante, respondendo por 36% do valor total. A Copa Airlines comprou 15 aviões dos quais 11 já foram entregues. Depois dos aviões, os principais itens da pauta de exportação do Brasil para o Panamá foram preparações para elaboração de bebidas (9% do total), automóveis (4%) e ladrilhos de cerâmica (1%). A América Central é o terceiro mercado das cerâmicas brasileiras no exterior e responde por 17% das exportações. Existem segundo a APEX, oportunidades para setores como móveis, têxteis, plásticos, chocolates, balas, pedras preciosas, materiais elétricos e eletrônicos, alimentos, cerâmica, metalurgia, máquinas e tratores e produtos de limpeza. Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do Panamá, fornecendo 27% das importações do país e recebendo 38% das exportações.
Para Paulo Bastos Cruz, primeiro presidente da Câmara de Comércio Brasil Panamá, esse país da América Central oferece condições muito especiais para empreendimentos brasileiros que queiram atingir o mercado da região, e também dos Estados Unidos, México e Canadá, por ter acesso tanto aos portos do Oceano Atlântico como do Pacífico. Além do canal do Panamá, existem modernas ligações ferroviárias e rodoviárias entre os dois oceanos.
“O Panamá também é um pólo de turismo e dispõe de uma infraestrutura de qualidade para praticantes de esportes como pesca submarina, golfe e outras modalidades, permitindo unir o lazer às atividades econômicas e comerciais”, diz Paulo Bastos Cruz, presidente da Câmara de Comércio Brasil Panamá e da União Cultural Brasil Estados Unidos.
A inauguração da nova Câmara será feita por meio de uma cerimônia e um coquetel dia 15 de junho, às 20 horas, na União Cultural Brasil – Estados Unidos, à Rua Mário Amaral, 209 – Paraíso. A cerimônia é aberta aos interessados e pede-se que confirmem presença pelo fone 2148-2900 ramais 106/140 ou pelo e-mail: [email protected]

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.