Gazeta Mercantil fecha as portas

Nesta segunda-feira, deixou de circular a Gazeta Mercantil, jornal econômico brasileiro com quase 90 anos de idade. Em quase 6 meses, é o segundo jornal brasileiro que deixa de circular.
Apesar do encerramento das operações acontecer no palco da atual crise da mídia impressa, semelhante à maioria dos jornais que estão fechando as suas redações, a Gazeta arrastava problemas administrativos e estratégicos antigos, desde os anos 90, além do impacto da entrada de um concorrente de peso no mercado, o jornal Valor Econômico, em 2000. No site da Gazeta há apenas a informação de que o grupo CBM – Companhia Brasileira de Multimídia deixa de responder pelas marcas Gazeta Mercantil e InvestNews.
Num primeiro momento, a Gazeta Mercantil segue o mesmo caminho do Tribuna da Imprensa, jornal carioca que encerrou a sua circulação no final do ano passado. Hoje, no site do Tribuna, existe um blog mantido por Hélio Fernandes, ex-diretor do jornal.
“Temos que fechar o diário em situação precária. É muito triste; é muito choro e é bem difícil pensar que tudo isso está acabando hoje”, declarou. “Tem gente que está aqui há quase vinte anos. É o trabalho de uma vida…”.
A frase acima é reproduzida do Portal Imprensa, que segue com a cobertura do caso da Gazeta Mercantil.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.