Dicas de como estagiários e trainnes devem montar o currículo

No segundo semestre de cada ano, as grandes empresas iniciam seus processos de trainees e estagiários, em busca de candidatos com formação superior em andamento ou concluída há até dois anos. Geralmente eles oferecem um bom número de vagas, mas a concorrência entre profissionais é sempre grande. Como fazer para se destacar?
“Um dos pontos é a montagem do currículo, que pode gerar dúvidas para a maioria destes candidatos”, afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br. E quando não há experiências profissionais na área, ou às vezes nenhuma? Abrileri comenta que “em primeiro lugar, o jovem deve entender que há muitos outros na mesma situação. Portanto, ele deve procurar se diferenciar mesmo sem experiências profissionais formais. ” Aqui vão os passos básicos na montagem do currículo, sugeridos pelo especialista:

1 – Reunir informações
Reúna dados sobre cursos de formação ou complementares, datas de início/fim, empresas onde trabalhou, cargos, datas de entrada/saída, habilidades em softwares, certificados, dados para contato, viagens ao exterior. Relembre feitos profissionais e resultados alcançados para a companhia e anote. Quem não tem experiências pode anotar sobre atividades acadêmicas ou voluntariado.

2 – Definir objetivos
Defina a área e os cargos em que deseja atuar, pensando nos objetivos de curto prazo, que devem ficar claros no currículo.

3 – Elaborar a descrição das realizações profissionais
Eleja quais realizações identificadas entrarão no seu CV. Crie frases de 15 a 25 palavras para cada uma delas, descrevendo o que você fez, como fez e quais os resultados positivos obtidos para a empresa.

4 – Compor o currículo
O currículo é composto da seguinte maneira: Cabeçalho: exibe seu nome, dados pessoais (nacionalidade, idade, estado civil) e seus principais dados de contato (endereço, telefones, e-mail). Objetivo profissional: é recomendado incluir para facilitar a identificação da área profissional à qual o currículo se refere. Resumo de experiências: é aqui que você vai se diferenciar dos demais candidatos, falando sobre suas principais realizações.

O resumo é subdividido em:

a) Experiência global: a primeira frase, que indica tempo de experiência (se houver), área de atuação predominante na experiência e principais organizações onde trabalhou.
b) Principais realizações: aqui vão as frases que você criou sobre o que já fez e resultados que obteve. Coloque em ordem decrescente de importância. Formação: informe nome da instituição de ensino, nome do curso e ano de conclusão previsto ou efetivo. Informe ano de trancamento se for o caso. Para informar mais de um curso, coloque-os do mais recente para o mais antigo.

Conhecimentos em informática: inclua softwares, sistemas operacionais e conhecimentos sobre internet, mas coloque apenas o essencial, além de ferramentas importantes para sua área específica, caso saiba trabalhar com elas.

Idiomas: informe os idiomas estrangeiros que conhece, mencionando seu grau efetivo de conhecimento. Não exagere suas aptidões. Afinal, elas podem ser testadas em entrevistas e, é claro, durante o desempenho da função.
Viagens profissionais: aqui se incluem também viagens de intercâmbio. É interessante colocar o país, o motivo da viagem e o ano em que ela aconteceu.
Experiências profissionais: inclua nome da empresa, datas de entrada/saída e os cargos desempenhados. Ordene da experiência mais recente para a mais antiga.
Cursos complementares: inclua nome do curso e da instituição, com ano. Inclua apenas os recentes ou mais importantes para a área que é seu objetivo.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.