Abertas as inscrições para o 4º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Jornalistas e estudantes de jornalismo de todo o Brasil já podem se inscrever para o 4º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Organizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e Universidade Anhembi Morumbi, o evento será realizado nos dias 9, 10 e 11 de julho, em São Paulo.
Entre os quase 60 palestrantes estão alguns dos mais experientes e premiados jornalistas brasileiros como Paulo Totti (Valor Econômico), Eduardo Faustini (TV Globo), Lourival Sant’anna (O Estado de S. Paulo), Matinas Suzuki (Coordenador da coleção Jornalismo Literário da Companhia das Letras), Eliane Brum (Época), Bob Fernandes (Terra Magazine), Elvira Lobato (Folha de S. Paulo) e Fausto Macedo (O Estado de S. Paulo).
A programação também conta com palestras dos membros da diretoria da Abraji Angelina Nunes (O Globo), Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo), Marcelo Beraba (O Estado de S. Paulo), Fernando Molica (O Dia), Adriana Carranca (O Estado de S. Paulo), Claudio Tognolli (Consultor Jurídico/USP), Liège Albuquerque (O Estado de S. Paulo), Ivana Moreira (O Estado de S. Paulo) e do coordenador de cursos e projetos, José Roberto de Toledo.
Entre os nove palestrantes internacionais estão o jornalista do New York Times Kirk Semple, que foi correspondente em Bagdá e cobriu crime organizado no Afeganistão, na Colômbia e nos Estados Unidos, a jornalista investigativa americana Ana Arana, que reside no México e presta consultorias para veículos daquele país, e a colombiana María Teresa Ronderos. O editor-executivo do Serviço Mundial da BBC de Londres, Américo Martins, e Ronsental Calmon Alves, diretor-fundador do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, ligado à Universidade do Texas, também estarão presentes no Congresso.
A programação conta com palestras e workshops sobre fundamentos da reportagem, técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador), eleições presidenciais de 2010, crise econômica, Copa do Mundo, dentre outros assuntos.
Há também as chamadas Boas Histórias, Boas Reportagens, em que jornalistas relatam os bastidores de suas reportagens, em sua maioria premiadas. Marcelo Canellas, da TV Globo, contará as etapas de “Terra do Meio – Brasil Invisível”, desde o momento em que a pauta foi pensada até as repercussões da reportagem, depois de sua veiculação. O material ganhou oito prêmios, incluindo o Prêmio Fórum 2007, da Fundación Nuevo Periodismo, de Gabriel García Márquez.
No painel “Jornalismo investigativo na imprensa regional”, os editores – chefe Eugênio Araújo (Cruzeiro do Sul/Sorocaba) e João Jabbour (A Cidade/Bauru) falarão das dificuldades de fazer jornalismo investigativo no interior e apresentarão as reportagens “Trabalho infantil”, “ Secretário beneficia empresa do próprio pai” e “Licitação direcionada para pagar caixa 2 de campanha”.
Como nas edições anteriores, haverá dois eixos temáticos principais. Cobertura sobre o crime organizado contará com participações ilustres, como a do juiz federal Fausto de Sanctis, responsável pela prisão do banqueiro Daniel Dantas durante a Operação Satiagraha, a do presidente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Antônio Gustavo Rodrigues, e de Vânia Vieira, diretora de Prevenção da Corrupção da CGU (Controladoria-Geral da União).
O eixo cobertura da Amazônia também terá grandes autoridades no assunto, dentre elas Adalberto Veríssimo, do Imazon, Paulo Adario, do Greenpeace, Sérgio Abranches, de O Eco, e os jornalistas Lúcio Flávio Pinto (Jornal Pessoal) e Kátia Brasil (Folha de S.Paulo).
O Congresso é organizado em atividades simultâneas. Cada participante escolhe as palestras e os cursos que quer assistir no ato de inscrição, que é feita online. As palestras estão programadas para os dias 10 e 11 de julho, a partir das 9h. Já os workshops serão no primeiro dia do congresso, 9 de julho, das 9h às 18h. Nessa data, haverá uma abertura solene, às 19h30.

4º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: De 9 a 11 de julho de 2009
Onde: Universidade Anhembi Morumbi – Campus Vila Olímpia Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia – unidade 7
Inscrições e mais informações: http://www.abraji.org.br/?id=112


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.