Novo aplicativo do Google une e-mails, mensagens e outras ferramentas em tempo real

Wave: promessa do Google para integrar definitivamente redes sociais, e-mails e mensagens instantâneas

O Google apresentou nesta quinta-feira (28/05) o protótipo de um novo produto chamado Wave. Trata-se de um aplicativo que integra e-mail, mensagem instantânea, edição de documentos colaborativos e outras ferramentas compartilhadas em uma mesma tela.
Ao acessar o Wave, o usuário poderá ler seus e-mails, criar e editar documentos, editar planilhas, publicar e compartilhar fotos, conversar por meio de mensagens instantâneas, assistir e enviar vídeos e mapas.
Todas as ferramentas ficam disponíveis numa única interface e cada usuário deve adicionar os amigos que farão parte de sua “wave”, arrastando o nome do contato, para que eles possam ver suas fotos, editar textos de forma colaborativa e trocar mensagens. Tudo isso em tempo real.
“É o e-mail do futuro”, disse Lars Rasmussen, coordenador do Wave e um dos cérebros por trás do Google Maps, que apresentou o novo aplicativo do Google em uma videoconferência diretamente de São Francisco, na Califórnia. “Você consegue ver cada letra que o outro usuário está digitando, no exato momento, sem precisar concluir a frase”, disse ele. “ O Wave vai fazer com que o e-mail se transforme em uma ferramenta integrada de colaboração, comunicação e rede social.” O aplicativo foi desenvolvido na Austrália, por mais de dois anos e ainda não está disponível para testes dos usuários. Uma versão beta é aguardada para “ainda este ano”. Uma das novidades do Wave é que o e-mail também passa a funcionar em tempo real. Quando duas pessoas trocam uma mensagem e estão utilizando o Gmail, não há atraso para que o documento chegue à caixa postal. “Funciona como uma mensagem instantânea”, afirma o pesquisador.

Quanto à privacidade dos documentos no Wave, já que todos poderão ver e editar qualquer arquivo, Rasmussen afirmou que é importante ter critério ao adicionar sua lista de contatos no aplicativo. “Vale verificar para quem o usuário deverá dar acesso”, alertou. Para Rasmussen, um dos objetivos da companhia é integrar o Wave às redes sociais. O Orkut será o primeiro serviço a ser incorporado ao Wave. Mas o Google deseja atrair outros parceiros, como Facebook, Myspace e Twitter.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.