Internet, privacidade e novos negócios

O Brasil possui hoje mais de 100 milhões de telefones celulares, cerca de 40 milhões de internautas e nós brazucas somos o 6º país em número de horas na rede. Nos anos 80 o surgimento do computador pessoal fez com que, pela primeira vez a frase “trabalhar em casa” deixasse de ser pejorativa, nos anos 90 a internet deu velocidade à comunicação e no anos 00 o celular criou a idéia de conectividade e mobilidade: tudo ao mesmo tempo agora.
A maneira de comunicar muito mais ágil trouxe novas oportunidades e criou imensos desafios, como a discussão de como manter a privacidade diante deste cenário. A Justiça de São Paulo condenou ontem um rapaz a pagar R$ 50 mil de indenização por colocar fotos de sexo com a namorada no Orkut, o processo rolou por 5 anos e ainda não chegou ao fim, já que cabe recurso. O bullying virtual vem destruindo a infância e adolescência de milhares no mundo todo e deixando professores e educadores malucos, sem saber o que fazer.
Pontos fortes da comunicação mundial, os grandes jornais estão fechando suas edições impressas por falta de leitores, ao mesmo tempo, os blogs feitos por jornalistas não decolam. Mesmo empresas que vivem de ouvir consumidores não sabem como fazer isto de forma eficiente neste novo cenário. Há alguns dias a gigante LatinPanel lançou seu blog, um projeto cuidadoso, interessante, cheio de informações bacanas, mas com um grave defeito, é uma via de mão única. Não há interação, não há resposta nos comentários, é apenas um site tradicional com cara de blog, enfim, perda de tempo e dinheiro, o resultado é que a grande maioria dos posts não tem comentário algum.
A Vox Editora em seu blog define as mudanças como o fim da Era da Informação e o nascimento da Era da Imaginação, que neste novo momento “você não publica nada, você dissemina”. Em parte o discurso é bacana, entusiasta, dá uma boa direcionada sobre como as revistas estão tirando proveito da internet para crescer, fidelizar e vender. O curioso é que o blog teve sua última atualização em novembro de 2008…
De qualquer forma, é hora do profissional de Comunicação dar uma boa olhada no que está sendo feito aqui, lá fora e no mundo virtual. Várias idéias estão sendo testadas, algumas muito boas e de baixo custo, porque tecnologia não tem que ser propriamente cara, tem que ser criativa, inteligente e próxima.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.