Modelo de projeto para captação de recursos

Sempre que posso, tento divulgar oportunidades para inscrição de projetos, pois esta é uma informação que muita gente gosta de guardar á sete chaves. Uma grande bobagem, informação é mesmo para ser partilhada, pois nem sempre terá utilidade para um, mas pode ser vital para outro.
Além da dificuldade em saber quem está disponibilizando verbas para projetos, há uma tremenda dificuldade em escreve-los. As fundações e empresas que destinam verbas estão a cada dia mais exigentes e profissionais na gestão dos projetos, isto em tese, garante que o dinheiro será bem aplicado, em projetos que terão o maior impacto possível e principalmente, dá para avaliar se o projeto se sustenta após o fim do patrocínio, o que é muito importante.
Na verdade, não há um modelo oficial para isto, cada agência ou fundação tem sua metodologia para avaliar, mas um bom ponto de partida é o modelo utilizado pela Petrobrás. Aconselho por ser um dos processos mais exigentes que conheço, o nível de detalhamento das informações vai obrigar você a checar uma série de informações antes de enviar para avaliação.
Se desejar saber mais sobre este modelo, basta clicar aqui.
Agora, um conselho sempre útil: não minta, não exagere, não forçe a barra nem para mais, nem para menos. Se o custo do projeto é 100 mil reais, não tente imaginar que dá para fazer com metade, muito menos acreditar que pode superfaturar e ficar com o excedente. O setor está a cada dia mais profissional e se queimar o filme com alguém, queimou com todo mundo, ok?

13 comentários:

  1. muito bom seu conselho, me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, esta é a intenção mesmo.
    Abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Ola!! estou montando o projeto da minha empresa e gostaria de saber se pode me ajudar com um modelo de um de seus projetos... minha empresa atua no ramo de marcecenaria, fabrico caixas para utensilio feminino e produtos para decoração de ambientes. minha empresa hoje possui makinas moderna e mao de obra qualificada, tenho em minha fabrica 18 funcionarios e tenho mercado para espandir muito mais!!! meu projeto e pra captar recursos para maior ampliação e modernizar ainda mais a minha linha de produção!! abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, agradeço sua oferta, mas infelizmente não é o foco do meu trabalho. Mas não desanime, há espaço para crescer e boas oportunidades no mercado.
    Busque conhecer iniciativas parecidas em arranjos produtivos, saber o que outras empresas fizeram pode ser muito útil.
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! obrigado... gostaria de agradecer pelas dicas da pagina e saber se vc poderia me mandar o modelo do projeto da Petrobrás a que se refere. Abraço.

      Excluir
  6. Ola entrei no site da petrobras e não encontrei o modelo de projeto no qual você se referia tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Paulo, realmente o site teve mudanças, me manda um e-mail de contato que te envio o arquivo. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Adriano,
    Obrigada por compartilhar esta informação valiosa.
    Gostaria de receber o modelo de projeto que você mencionou.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Miriam. Envio sim, me deixa um e-mail de contato que te mando o arquivo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Adriano,
    Boa noite

    Tenho 02 ideias em mente, mas com pouco conhecimento técnico referente aos dois. Por esta razão busquei consultores especializados em suas respectivas áreas para a elaboração dos projetos.

    Projeto 1. Usina de Reciclagem de Pneus
    Projeto 2. Marketing Multinível Cosméticos

    Infelizmente não possuo recursos financeiros para pagar os dois projetos aos consultores.

    Gostaria de saber a sua opinião sobre como posso captar estes recursos para financiar meus projetos.

    Aguardo.

    Grato.

    Yuri M. Borges

    ResponderExcluir
  11. Olá, Yuri
    Entendo que são dois projetos com características bem distintas. O primeiro é um projeto social e o segundo é uma empresa, correto?
    Para projetos sociais, é possível buscar capital em organizações como empresas, orgãos públicos, bancos de desenvolvimento, etc.
    Já para empresas, é outra história, pode ser desde uma linha de crédito até um sócio investidor.
    O Endeavor (http://www.endeavor.org.br/) está com alguns materiais de orientação para busca de capital privado. Vale à pena dar uma olhada e refinar os seus objetivos.
    Abraço

    ResponderExcluir

Você pode concordar ou discordar, mas sua opinião é sempre muito importante.