A Páscoa pelo mundo

Boa parte do blogueiros acredita que não existe vida fora da net, mas como eu não faço parte desta trupe, estou paralisando as atividades do blog hoje e volto na segunda, pós-feriadão.
Para aqueles que ainda não entraram no clima da Páscoa, aí vão algumas observações.
PÁSCOA, do latim paschalis, deriva da palavra hebraica Pessah, passagem. A Páscoa, uma das maiores festas do cristianismo, comemora a ressurreição de Cristo. A palavra Páscoa é de origem hebraica- “pesach” e significa passagem. No calendário cristão, a celebração pascoal- que foi fixada pelo Concílio de Nicéia no ano 32, acontece após o período da Quaresma e é considerada “festa da libertação”. A história da celebração da Páscoa cristã é narrada na bíblia. O evangelho escrito pelo apóstolo Mateus (capítulo 26, versículo 17), descreve a celebração da Última Ceia, em que Jesus de Nazaré participou com seus discípulos. O texto narra a instituição da páscoa por Jesus, que, naquela ocasião, oferece sua vida, sua carne, simbolicamente representada pelo pão, e seu sangue (representado pelo vinho), que seria derramado no calvário para remissão dos pecados.
A Páscoa no mundoOs festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados: Na ChinaO “Ching-Ming” é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes. Na EuropaAs origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar. Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e RússiaA tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses “ninhos”. Nos Estados UnidosA brincadeira mais tradicional ainda é a “caça ao ovo”, onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a “caça ao ovo” é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder as delícias.

Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.