A Saúde da mulher e a Gestão da Comunicação

Ontem à noite o Jornal Nacional, o programa de maior audiência e maior formador da opinião brasileira, exibiu uma pesquisa sobre o comportamento da mulher moderna que tem se afastado dos exames médicos periódicos por conta da correria diária.
Sem menosprezar a importância da informação, o que realmente chamou minha atenção foi a fonte da pesquisa: Sul América Seguros. Imediatamente passei a prestar mais atenção na notícia e fiquei entusiasmado com a qualidade do trabalho da equipe de comunicação. Para que vocês entendam e tentem colocar em prática em suas organizações:
1. A Sul América não fez a pesquisa para gerar manchete. Ela foi conhecer a sua cliente, e, qual o terror de todo seguro? O sinistro. Isto significa que quanto menos a mulher cuida de si, mais cara será para o seguro saúde. A pesquisa mostra o comportamento da consumidora e indica que ações de valorização dos hábitos preventivos de saúde serão bem vindos. Aqui podemos anotar as práticas de CRM, ganchos para programas de Responsabilidade Social e para campanhas de marketing direcionados para o mercado feminino.
2. Muitas empresas ficam com medo de colocar seu conhecimento à mostra, executivos de todos os quilates costumam dizer que “não podemos ensinar o caminho das pedras aos nossos concorrentes”. Pois bem, ao transformar conhecimento em manchete a Sul América atingiu dois alvos importantíssimos, no primeiro se mostra como empresa inteligente, que conhece seu público, foi atrás do comportamento de suas clientes, e revela um dado relevante para o bem estar das brasileiras. O segundo alvo foi atingido ao dizer de maneira bem sutil que o tal caminho das pedras tem nome: Sul América. Não importa se os concorrentes vão tentar trilhá-lo, a seguradora já fincou nele a sua bandeira.
Aqui fica o exemplo de uma Gestão de Comunicação integrada, pois muitos departamentos tiveram que se envolver, objetiva, ousada e eficiente. Um trabalho que agregou valor à marca e com certeza será transformado em massa de vendas. Que mais e mais empresas se abram às possibilidades da Comunicação e que seus profissionais percebam que o trabalho conjunto é mais do que uma oportunidade, é o caminho.


Este artigo pertence ao Caminhando Junto Blog.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.